por Rudimar De Maman - O Cuca Pesca
A Amazônia brasileira é o destino mais cobiçado para os grandes exemplares de peixes esportivos.
Criei uma breve seleção focada no tucunaré, de acordo com minhas experiências na região e pelos contínuos debates com amigos e clientes da pesca esportiva.
Afirmo que possuímos um certo padrão para poder generalizar conjuntos e materiais para pescar nos diversos rios amazônicos. Levando sempre em consideração a questão sazonal - interferência das chuvas no nível de água - e estrutura de rio - analise do leito em si, galhadas, barranco, espraiados, lagos fechados e etc...
Iscas
Tamanho – Recomendamos os modelos zaras, stick e poppers e hélices entre 11 e 14cm para aumentar a chance de exemplares maiores. No entanto, iscas de 8 a 10cm são mais leves e atraem uma quantidade maior de tucunarés de pequeno e médio porte.
Cores – As cores sólidas e holográficas são as preferidas para os bocudos. Osso (branca), verde-limão, cabeça vermelha e fire-tiger (limão com rajadas pretas e laranja) são as tradicionais que não poderão faltar. Porém nas últimas temporadas, tivemos resultado muito positivo com iscas holográficas com tons de azul, preto e verde-limão.
Zaras e Sticks:
– Jackall Bros Bonnie 128 (variar cores cítricas e solidas. Bom resultado na azul, verde-limão, amarela e realistas em geral…). A Bonnie 107 está com tamanho excelente tanto para o peixe pequeno e para o grande. Super equilibrada. – Rebel Jumpin Minnow T20 (osso e metálicas). Sempre será a melhor para tucunaré. Tenha pelo menos duas unidades da Osso em sua pasta de iscas.
– KV Dr. Spock (osso, verde-limão, cabeça vermelha). Boa e barata. Durabilidade inferior que importadas. Ratlin (barulho) extremamente alto. Excelente custo benefício. – River2Sea Rover 128 (cores holográficas são referências da marca). Aceita garatéias maiores ou mais pesadas. – Lucky Moldes Nelson Nakamura Magic Stick 110 e 120 (variar cores sólidas). Isca bem tradicional com custo nacional (baratas). É um classico e tem que ter na caixa. Trabalhar na chamadinha no meio das galhadas é sempre uma boa opção.
- Sará-Sará – Nelson Nakamura. É uma jumpin minnow do Nakamura! rsrs... Porém o plástico utilizado na fabricação da marca apresenta uma característica marcante no ratlin da isca.
- Red Pepper 110 da marca japonesa Tiemco. Uma isca bem clássica. Um dos sticks mais utilizados pela qualidade, cores realistas e trabalho errático fácil de o fazer.
- Yara Hunter Bait 11
- Yara Mad Do
Hélices:
– High Roller 5.25 Slim (cor halloween, cabeça vermelha, fire tiger). É a melhor e mais tradicional. – Isca YARA Devassa 140. O legal das "Yaras" são as cores diferentes que outras marcas não fabricam. Holográfica branca e a holográfica dourada deram resultado em Barcelos e Santa Isabel.
– KV Dr Hélice Spock (osso e transparente com holográfico). Boa e barata! No Rio Juma é sempre sucesso.
Poppers:
– Maria Pop Queen 130. Isca tradicional e todas as cores são excelentes e realistas. – Tackle House Feed Popper 120. Mais uma japonesa boa. Valor agregado mas a qualidade e durabilidade impressiona assim como a Pop Queen.
– Borboleta Barracudinha (Cor 07, 09 e 06H). Trabalha e arremessa muito bem. – Nelson Nakamura Happy Popper 95 (Osso, Osso com limão e cabeça vermelha). Muito boa no Rio Juma e em Barcelos.
– Pop Maki 10,5 cm da Aicas. Este popper impressiona pelo ótimo trabalho e baixo preço. Tem na opção osso.
A maioria destes poppers tem a ação de splash e longa borbulha. Ideal para o peixe manhoso explodir na superfície. Também podem trabalhar com a "popada" e dar umas 3 ou 4 "zaradas" na superfície.
Sub-superfície, meia-água e jig:
– Isca Biruta 110 (osso, limão e etc…)
– Isca Bora 12 Nelson Nakamura.
– Isca Rapala SubWalk 9. Foi uma das melhores iscas na região de Barcelos na temporada 2018-2019 – Isca Safada Borboleta – Isca Perversa Borboleta
– Jigs de bucktail artesanais. A Yara lançou um bom Jig.
As cores das subsuperfície devem ser variadas assim como as zaras e hélices citadas acima.
Varas:
Tamanho – Varas entre 20 e 40 libras. A quantidade de tucunaré paca-açú de médio porte é muito grande, além de poder “explodir” um belo açu na superfície que exigirá o máximo do material. Varas só quebram se forem mal utilizadas! O tamanho varia com a necessidade e qual fica mais confortável para cada pescador. varas entre 5,3 e 6,6 são os padrões preferidos.
Conjuntos – 3 conjuntos “vara carretilha” são ideais:
01 Conjunto Hélice – Vara 5,8 – 6,2 para hélice – 25 ou 30lb heavy fast / fast – Vara Shimano New Zodias - Top, bom custo benefício. O cabo dessa vara é o novo Butt Monocoque de Carbono exclusivo da Shimano. Alta sensibilidade para trabalhar a isca e muita leveza. Tem as opções de duas partes que são excelentes para transporte e são extremamente resistentes. Checar o modelo 6'0''(1,83m) 25lb 2P.
Vara Shimano Curado - Desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro e desenhada para atender a demanda dos pescadores de tucunaré. Modelo 30 e 40lb são ideais para pesca com iscas de hélice.
– Vara Rapala Gold 25lb - Modelo tradicional para quem quer começar com uma vara de marca e qualidade boa e não quer gastar tanto
– VARA RAPALA AMAZON PROPELLER - Este modelo é parecido com as antigas Falcon Cara. Ação e leveza! Show
– SUPER TOP – VARA REDAI CARRET BLACK MAMBA 6’0″ 14-25LBS BM2560PS
Conjunto Zaras, Sticks e meia-água MAIORES – Vara 5,3 – 6,2 para hélice – 20 ou 25lb heavy fast / fast ***Para iscas menores usar as 20lb
– Vara Shimano New Zodias 20lb - Vara Shimano Curado 10-20lb – Vara Rapala Gold I 5’6″ 10-20lb.
– VARAS MAJOR CRAFT SPEED STYLE
– VARAS MAJOR CRAFT BENKEI NANO CARBON 20 lb – VARA ALBATROZ ENZO 20 E 25lb - Tradicional e bom preço. Blank muito leve!
Carretilhas e molinetes A pescaria de tucunaré na Amazônia exige um certo nível de arremessos precisos. Os "pacas" e borboletas geralmente ficam mais nas galhadas e barrancos. Os açus costumam espreitar e atacar quando estão nos bancos de areias e meio de lago. Arremesso longo e preciso é considerado primordial para cobrir grande área e aumentar as chances de sucesso.
Carretilhas rápidas com velocidade acima de 8 são recomendadas. Também que comportem pelo menos 150 metros de linha 0,26mm+ ou PE 3-4# japonesa.
Na briga entre as principais marcas, gosto das que tem fácil manutenção e garantia no Brasil. Logo recomendo na ordem de qualitativa as marcas Shimano, Daiwa e Marine Sports com modelos mais econômicos- .
Linhas Multifilamento PE e Libragem – Não vamos tratar aqui de milímetros, e sim, PE (padrão japonês) e relação em libras. Seguindo a tendência e conjuntos dos itens acima, recomendamos linhas no mínimo PE4# e máximo PE6#. Sendo que utilizamos com mais frequência em nossas expedições linhas 50 à 60lb.
Também temos que levar em conta, que hoje existem linhas como a YGK Ultra Castman que são PE4 com libragem 62lb. Sendo assim, podemos utilizar um PE menor para caber mais linha na carretilha e logo, ter uma boa libragem para equilibrar com a potência e calibre das varas.
***cada vara também tem sua recomendação de PE ou libragem para ação ideal de acordo com fabricante e seu modelo de blank***
- LINHA YGK G-SOUL UPGRADE PRO - X4 - LINHA X-BRAID UP GRADE X8 - Power Pro 40lb e Power Pro 50lb
Linhas Shock Leader
Leader – Muitos pescadores utilizam “leader” de nylon ou florcarbono. Minha recomendação na Amazônia será sempre o fluorcarbono, pela sua alta resistência a abrasão.
As libragens para equilibrar com os conjuntos acima, serão “fluors” de no mínimo 40 a 60lb.
Alguns pescadores não utilizam leader por não darem um nó com bom acabamento, que logo ficará batendo nos passadores ao arremessar, ou por outros motivos culturais. Utilizar somente o multifilamento como terminal, é arriscado e exige sempre atenção em dobro com a linha antes de cada arremesso.
*YGK Absorber é mais soft e de ótima qualidade japonesa
Linha YGK Fluorcarbon ABSORBER 50lb ou 60lb 60 MTS
*Shock Leader Triumph é sempre uma ótima opção Linha Linesystem Triumph Shock Leader 40, 50 ou 60lb
Acessórios Terminais
Snap e Garatéias Reforçadas! Esta é a hora em que muitos peixes vão embora!
Claro que existem pescadores que não dão chance para o peixe e acabam forçando muito o equipamento, outros já deixam correr de mais e ambos acabam perdendo o troféu! Equilíbrio é fator necessário!
De qualquer forma, a qualidade dos acessórios terminais devem ser elevadas quando se trata de tucunarés. Também lembrar que com este “animal”, qualquer regra pode ser quebrada quando ele quiser e “for para ser”.
No geral as iscas de 9 à 12cm aceitam garatéias número #2. A numerão pode variar de acordo com a marca, mas geralmente todas seguem um padrão.
– Garatéias Owner ST-66. Esta é a mais afiada e de alta qualidade japonesa. – Garatéias VMC 6x. Boa e barata. super tradicional. – Anzol Garatéia Celta GA-24 Nº 02. É uma 3x com maior resistência. Muito baratas. – Argolas Split Ring Owner Hyper Wire. Segue a qualidade japonesa.
– Argolas Celta CT1014 estão mandando bem nas ultimas temporadas e são baratas. – Snap Glico 80lb
– Snaps artesanais em geral são excelentes.